Enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes é debatido no encerramento de conferência municipal

No segundo dia da X Conferência Municipal da Criança e do Adolescente de São João de Meriti, que contou com a participação de cerca de 100 pessoas, foram debatidas as propostas que serão encaminhadas pelo município para a conferência estadual e, posteriormente, para a federal. O evento contou com a participação efetiva dos adolescentes. Estiveram presentes adolescentes dos Grêmios Estudantis de Unidades Escolares Municipais, que cumprem medida socioeducativa, representantes de instituições da sociedade civil e alguns acolhidos nos abrigos municipais.
Cinco grupos foram formados, com cerca de 20 participantes cada um. Os delegados e convidados das conferências se dividiram para debater os temas dos seguintes eixos:
Eixo 1 – Garantia dos direitos e políticas públicas integradas e de inclusão social;
Eixo 2 – Prevenção e enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes;
Eixo 3 – Orçamento e financiamento das políticas para crianças e adolescentes;
Eixo 4 – Participação, comunicação social e protagonismo de crianças e adolescentes e
Eixo 5 – Espaços de gestão e controle social das políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e adolescentes.
Representantes de cada eixo apresentaram à plenária final, para votação, duas propostas para cada esfera de governo (municipal, estadual e federal). Após a votação e aprovação das propostas, foi eleita a delegação municipal que irá representar o município na conferência estadual, que contará com a participação de representantes da sociedade civil, do governo municipal, Conselho Tutelar e adolescentes.