31 de maio de 2022

Nesta terça-feira (31), é celebrado o Dia Mundial sem Tabaco. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e está sendo comemorada pela Secretaria de Saúde de São João de Meriti em um evento com diversas atividades para a população. A ação tem como objetivo alertar sobre os riscos que o tabagismo oferece à saúde. No município, o Pograma de Combate ao Tabagismo é oferecido gratuitamente em todas as Unidades Básicas.

Dentista da rede municipal Mauro de Paula. Foto: Raiane Magalhães

De acordo com o, a doença tem tratamento e o auxílio de um profissional aumenta muito as chances do fumante parar de fumar. “Essa semana será toda dedicada à atividades ligadas ao Programa Contra o Tabagismo, com serviços educacionais e informacionais à população. Sem falar que realizando essa ação aqui no Centro de Saúde Aníbal Viriato, que é a unidade mais movimentada da cidade, atingimos nosso público-alvo”.

Paciente Andréia Cristina Queiroz Pereira. Foto: Raiane Magalhães

A paciente Andréia Cristina Queiroz Pereira, 51 anos, dona de casa e fumante há 35 anos, comentou: “Quando descobri um enfisema pulmonar avançado, percebi que tinha que parar de fumar, urgentemente. Infelizmente, o ser humano precisa ver pra crer. Antes eu fumava três maços por dia e nem dava atenção a isso. Mas hoje, tenho fé que, em breve, vou conseguir parar de fumar. Meu pai, por exemplo, conseguiu, mas como ele teve um câncer grave, veio a falecer. Não quero passar por isso”.

A Equipe de Saúde Bucal do município apoia a luta contra o Tabagismo. Nossos profissionais estão à disposição para realizar, inclusive, o acolhimento para diagnóstico precoce do Câncer de Boca. Entre em contato com o posto de saúde mais próximo da sua casa.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>