5 de abril de 2022

A Secretaria Municipal de Educação promoveu ontem, 4/4, o Dia D de Combate à Evasão Escolar. O objetivo é reduzir a exclusão escolar e incentivar a permanência do aluno na escola.

O evento contou com o apoio das Secretarias de Saúde e Comunicação e Eventos. As unidades realizaram atividades envolvendo toda a comunidade escolar com brincadeiras, rodas de conversas, apresentações musicais e premiações para os alunos mais frequentes.

Alunos da Escola Municipal Henfil, Chico e Betinho. Foto: Elias Nicácio

“Determinamos que hoje, 4/4, seria o dia de uma grande mobilização de toda comunidade escolar em prol da permanência de nossas crianças, jovens e adultos na escola. A pasta desenvolveu essa ação com a intenção de trazer todos os nossos alunos para dentro da sala de aula. Esse programa é de suma importância e faz com que todos os alunos se conscientizem de que o ideal é que eles aprendam e isso eles só conseguem dentro das salas de aula. Que essa ação traga frutos positivos e seja um sucesso. Agradeço a participação de todos!”, informou o secretário de Educação José Carlos.

Alunos da Escola Municipal Casemiro de Abreu. Foto: Elias Nicácio

A diretora da Escola Municipal Casemiro de Abreu, Rose Annie, destacou a importância da ação: “É uma busca ativa que acontece não só no dia de hoje, mas em todos os dias nas escolas. Essa busca pelo aluno que está matriculado, mas é ausente tem que acontecer diariamente para que ele possa retornar ao ambiente escolar.”

Ação realizada na Escola Municipal Getulio de Moura. Foto: Elias Nicácio

Já o diretor da Escola Municipal Getúlio de Moura, Alex Carvalho, falou sobre a o ambiente escolar, “A frequência escolar é um fator importante para o sucesso educacional, pois assegura a permanência dos alunos. Muitas vezes o aluno sofre algum tipo de violência, dificuldade financeira ou até mesmo convive em um lar desestruturado e tudo isso influencia na evasão escolar. Nossos alunos precisam ter a escola como um ponto de acolhimento.”

Ocorreram, ainda, palestras com as enfermeiras Hane, Paula e Eliane, das Unidades Básicas de Saúde da Vila São João e do Parque Alian. Entre outros assuntos, elas falaram à população sobre o quanto é fundamental que nossas crianças e jovens estejam matriculados e frequentando regularmente as aulas.