22 de julho de 2020.

Enquanto a pandemia não termina, alunos de diversos cursos da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer, Direitos Humanos e Igualdade Racial – SEMCULDHIR, seguem realizando atividades on-line e mantendo contato com o corpo docente.


Por meio da internet, professores e alunos dos cursos de teatro, bateria, instrumentos de corda, de sopro, modelo e manequim, entre outras atividades, seguem aprendendo e evoluindo.

A secretária da pasta, Ana Paula Rosa, contou que este momento pode ser aproveitado para os alunos mergulharem nos estudos e aprimorarem suas habilidades, “Muitos estão em casa e é possível aproveitar este horário para ler, tirar dúvidas, treinar e interagir, melhorando a capacidade individual de cada um, para que no futuro o trabalho em conjunto seja espetacular”, disse.

As aulas estão sendo ministradas pelo YouTube, através do canal “Cultura São João de Meriti”, além do perfil do Centro Cultural no Facebook (@culturamaiss). Lá os alunos encontram as atividades e conseguem dar sequência aos estudos e interagir com os professores e colegas.

A professora Thuainy Campos, que leciona há cerca de quatro anos no teatro do Centro Cultural Meritiense, disse em entrevista que o desafio tem sido grande porque no palco a interação física e psicológica é muito maior:

“Percebemos a necessidade de nos reinventar, passamos a analisar outras peças on-line, discutir sobre as atuações dos atores, treinar a parte vocal e fazer muita troca de experiência”.

Felipe Gomes (21) estuda teatro no Centro Cultural há dois anos, o aluno contou que gosta da maneira como as aulas on-line tem sido feitas:

“Embora a gente sinta a distância física, o emocional sempre se faz presente. Gosto da maneira como a professora passa a matéria, ficar sem as aulas teria sido terrível. Eu amo aquele espaço desde 2018”, afirmou.

Outra aluna do curso, Cíntia Ester (19), relatou que ficou muito empolgada ao saber que as aulas seguiram on-line. “Claro que isso não substitui a aula prática, mas a proposta é muito interessante neste momento”, disse.

Ainda não há previsão de retorno das atividades presenciais no Centro Cultural Meritiense, seguindo momentaneamente pela internet.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>