1º de agosto de 2022

No último domingo(28), a atleta de jiu-jitsu, Sophia dos Santos, de 14 anos, estudante do 7º ano no Ciep 180 Municipalizado Presidente João Goulart, conquistou a medalha de ouro no Brasil Open 2022, realizado no Rio de Janeiro.

A diretora da unidade, Jacimar Consendey diz que o esporte foi essencial para o desenvolvimento escolar da aluna: “Sophia era uma criança difícil, mas depois que começou a praticar o esporte, percebemos que houve uma melhora bastante significativa em seu comportamento. Ficou mais concentrada, solícita e disciplinada.”

Medalhas. Foto: Deborah Vitória

Sophia mora no bairro Parque Araruama, em São João de Meriti e descobriu o esporte há cerca de um ano por meio do irmão mais velho, Mateus, de 16 anos. Na academia GFTeam, a atleta é treinada pelo mestre Luiz Oliveira que, segundo ela, é bem exigente quanto aos estudos: “Eu achava que poderia escolher entre estudar e treinar, mas o mestre sempre pede para ver nossas notas e se não estiver indo bem na escola, não podemos participar das competições.”

Com desejo de alcançar o primeiro lugar nas competições pan-americanas deste ano, Sophia treina cinco vezes por semana durante quatro horas por dia. A atleta é um exemplo de perseverança para amigos e familiares dela.