Meriti inicia campanha de vacinação contra HPV

10/03/2014 - 15:22

Objetivo é vacinar maior número de meninas entre 11 e 13 anos

O Brasil é um dos países com maior incidência do HPV no mundo e as mulheres são as que mais sofrem com o vírus que pode causar  o câncer de colo do útero. Nas próximas duas semanas ocorre a Campanha Nacional de Vacinação contra HPV e a Prefeitura de São João de Meriti, por meio das secretarias de Saúde e de Educação, irá percorrer as unidades escolares do município para fazer a prevenção nas meninas de 11 a 13 anos.

O mutirão com dois veículos e um microônibus irá circular por todos os colégios cobertos pelo Programa Saúde na Escola (PSE) de São João de Meriti, tanto as públicas quanto as particulares. O objetivo é vacinar 90% da população feminina meritiense nesta faixa etária. Caso alguma menina não tenha se vacinado após 30 dias poderá procurar os postos de saúde e solicitar o tratamento.

Nas primeiras duas semanas de campanha, equipes irão aplicar a primeira dose da vacina em meninas de 41 escolas municipais e cinco estaduais. Na terceira e quarta semana, segunda etapa, serão visitadas as 38 escolas estaduais e todo o público das escolas privadas. A vacinação acontecerá  autorizadas pelos responsáveis e na data em que ocorrer a vacinação na escola, a adolescente deverá levar a sua caderneta de vacinação.

O público alvo da campanha irá passar por três fases de vacinação sendo a primeira durante esta semana, a segunda em seis meses e a terceira em cinco anos. O câncer de colo de útero só perde para o câncer de mama no Brasil, por isso é importante que as meninas façam o tratamento antes de iniciarem a vida sexual. A vacina que será aplicada no Brasil protege contra os quatro tipos mais recorrentes de HPV: 6, 11, 16 e 18 – os dois primeiros ligados a 90% das verrugas genitais e os dois últimos, a 70% dos casos de câncer de colo do útero.