Mais moradores de Meriti retiram carteira de trabalho informatizada

30/01/2014 - 16:06

Documento foi emitido em unidade móvel do Ministério do Trabalho

Moradores de São João de Meriti aproveitaram a unidade móvel do Ministério do Trabalho para retirar a nova carteira de trabalho informatizada. A unidade esteve estacionada nesta quinta-feira, dia 30 de novembro, no calçadão de Coelho da Rocha. A iniciativa foi fruto de parceria com a prefeitura, por meio da secretaria municipal de Trabalho e Renda.

Muitos aproveitaram também para retirar a segunda via do documento, como foi o caso de Paulo Henrique do Espírito Santo, de 43 anos, morador do bairro. “Estava passando, vi a oportunidade e não perdi tempo. Esta carteira de trabalho é muito melhor”, destacou. Já o jovem Jorge Alberto Martins Fernandes, de 15 anos, foi tirar a sua primeira carteira. “Fiz inscrição para o programa jovem aprendiz dos Correios, e estou aguardando ser chamado. Aproveitei para tirar logo a carteira, pois vou precisar”, disse Jorge, que mora no bairro Praça da Bandeira.

A carteira de trabalho informatizada é mais moderna e segura. Em material reforçado e resistente, inclusive à água, as informações do profissional ficam impressas, e não escritas à mão. Os dados também ficam protegidos por uma película de plástico, diminuindo os efeitos da ação do tempo. Para melhorar a segurança, o novo documento ganhou um único número para cada profissional. Em caso de perda ou dano, a segunda via terá o mesmo número do primeiro documento. O número único também facilita a recuperação de dados.

A unidade móvel do Ministério do Trabalho estava agendada para permanecer no calçadão de Coelho da Rocha até esta sexta-feira, dia 31, mas devido a compromissos do próprio Ministério, a ação foi cancelada. A secretaria de Trabalho e Renda da Prefeitura de São João de Meriti aguarda nova agenda do Ministério para levar a unidade móvel para outros bairros do município. Em 2013 a unidade esteve estacionada na praça da Matriz, no centro do município, e no bairro de Éden.