O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizou, nesta quarta-feira (28), a abertura da X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São João de Meriti. O tema deste ano é ‘Proteção integral, diversidade e enfrentamento das violências’. O evento, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, debate as propostas do município que serão levadas para a conferência estadual e, posteriormente, para a conferência nacional.

“Temos que nos responsabilizar pelas nossas crianças, lutar por um Brasil melhor e uma sociedade mais justa, com mais respeito e menos violência para elas”, defendeu o prefeito Dr. João na plenária de abertura, que contou ainda com a presença do desembargador Siro Darlan, da secretária municipal de Assistência Social, Roberta Queiroz, da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Leideméa Silva e do estudante Ely Soares.

Acesso às políticas sociais

Entre os temas discutidos, destacou-se a necessidade de definir ações para garantir o pleno acesso das crianças e adolescentes às políticas sociais, considerando as diversidades. Também está entre as prioridades formular propostas para o enfrentamento das diversas formas de violência contra crianças e adolescentes.

A reunião, no auditório do Centro Cultural Meritiense, teve a participação de conselheiros tutelares, assistentes sociais, secretários municipais, crianças, adolescentes e a população em geral. Nesta quinta (29), segundo dia da Conferência, serão organizados grupos de trabalho para aprofundar o debate.

“A Secretaria de Assistência social está muito comprometida com essa política. Criamos recentemente o Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo e conseguimos abrir um edital junto com o Conselho para financiar projetos que visam atender crianças e adolescente com vulnerabilidade e risco pessoal e social. São avanços que comprovam que estamos no caminho certo”, afirmou a secretária Roberta Queiroz.

Voz na conferência nacional

O desembargador Siro Darlan elogiou o comprometimento do governo municipal. “É na conferência municipal onde tudo começa. Vocês irão criar novas propostas e garantir que a cidade de São João de Meriti seja ouvida na conferência nacional”, destacou.