Ontem, 5/11, no auditório da Igreja da Matriz, no Centro de São João de Meriti, foi realizada a primeira das nove reuniões de bairro, com a participação da população, para elaborar o Plano Diretor. Ele está em fase de revisão, o que ocorre a cada dez anos e, para isso, é fundamental a participação da sociedade. A ideia é que todos, juntos, possam construir o futuro da cidade, tornando-a mais justa, mais inclusiva, mais sustentável e com mais igualdade para os moradores.

Das 18h às 21h a troca de opiniões e de informações foi realizada em torno de quatro temas principais: infraestrutura urbana e social, saneamento ambiental, mobilidade urbana e habitação. A equipe da Secretaria de Captação de Recursos, Habitação e Urbanismo da prefeitura abriu o encontro, explicou a importância do tema e cedeu espaço para todos os inscritos falarem e contribuírem com suas opiniões.

A secretária de Captação de Recursos, Habitação e Urbanismo, Gabriela Bessa, fez um balanço do encontro. “Eu estou muito feliz com que a gente viu nesta primeira reunião (serão nove). Tudo que estamos discutindo tecnicamente foi trazido pelos moradores e foi um momento privilegiado. Há pessoas que estão há muito tempo nesta luta e há outras que estão chegando agora, gente da Academia… e a nossa preocupação é, realmente, envolver o máximo da população, todas as idades e por isso a gente também está usando as redes sociais, o WhatsApp, o Facebook, o e-mail… Há muitas formas de participar e as contribuições, até agora, estão sendo muito qualificadas. As pessoas estão vindo entendendo o que é o Plano Diretor, sabendo da importância de participar e trazendo temas que são pertinentes.”

Emerson da Silva, 30 anos, professor de Matemática, esteve presente e comentou: “Eu já participei do processo em 2006, muita coisa que está lá, eu ajudei a construir também, principalmente em relação ao meio ambiente e à organização regional urbana. Eu acho que o processo, realmente, tem que ser por vias democráticas, tem que incluir a população na discussão. Porque quem sabe o que afeta os moradores, são os próprios moradores. Muita coisa do outro plano foi feita ‘por cima’ porque não tinha prazo e não teve uma divulgação tão grande como está tendo agora. Essa abertura participativa tem que ocorrer.”

Paloma de Freitas, 25 anos, estudante de enfermagem, também contribuiu. “É muito importante conhecer melhor São João de Meriti. Saber o que vai acontecer daqui para frente, fazer parte do planejamento da minha cidade, inclusive para poder cobrar depois. Não adianta só ir para a rua e gritar se a gente não sabe nem o que está cobrando. Eu já chamei bastante gente. Vieram três amigos e vou chamá-los também para as outras reuniões.”

A próxima reunião para revisão do Plano Diretor será nesta sexta-feira, dia 8/11, às 14h, no Circo Escola Benjamim de Oliveira, na Rua Floriano, s/n, bairro Venda Velha.

As pessoas também podem participar enviando sugestões para o e-mail planodiretor.sjmeriti@gmail.com, ligar para o número 3668-7748, das 9h30 às 17h, ou enviar material por WhatsApp para o número 97476-3719.

 

06 de Novembro de 2019

 

Visitas: 1519

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>