Secretaria Municipal de Saúde realizou capacitação com agentes

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), das Unidades Básicas de Saúde de São João de Meriti, passaram por uma capacitação sobre tuberculose. O treinamento aconteceu nesta manhã, 9 de agosto, no auditório do Centro Cultural do município. A iniciativa, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, é em comemoração ao Dia Estadual de Conscientização, Mobilização e Combate à Tuberculose, que foi celebrado no dia 6.

Segundo o coordenador do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, Lucas Gonçalves, em 2018, foram registrados 486 casos da doença na cidade. “É muito importante que a comunidade e os profissionais prestem atenção aos sinais mais comuns da tuberculose, que são: tosse seca e/ou produtiva, febre vespertina, cansaço, emagrecimento, sudorese noturna e perda de peso. Se diagnosticada no começo e com o tratamento correto a taxa de cura é de 60%”, afirmou.

Em São João de Meriti o diagnóstico da tuberculose é feito em qualquer unidade de saúde do município, a partir do levantamento dos sintomas sugestivos da doença, pela análise do raio x e do escarro do paciente. O Programa Municipal de Controle da Tuberculose é responsável por promover atividades de prevenção nas unidades de saúde, além de criar estratégias de gestão para municiar os profissionais e englobar todos os serviços da atenção básica, urgência e emergência, atenção psicossocial e consultório na rua.

09 de Agosto de 2019

Fotos: Beto Franzen

 

Visitas: 57

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>