Local se tornou referência na Baixada Fluminense

Quase 100 mil exames já foram realizados no Centro de Imagem e Diagnóstico (CID) de São João de Meriti, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde. O local, que completou um ano de funcionamento, já se tornou referência tanto para os moradores como para pacientes de diversos municípios da Baixada Fluminense.

Inaugurado em 23 de outubro de 2018 pela prefeitura, o Centro de Imagem e Diagnóstico possui equipamentos de última geração para a realização de exames de tomografia computadorizada, ressonância magnética e raio-x digital. O local é destinado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de emergências ou marcação no sistema de regulação.

“Quando assumimos a prefeitura vimos que havia uma grande fila do Sistema de Regulação – Sisreg. Foi ai que o prefeito Dr. João teve a ideia de criar o centro de imagem. O local tem capacidade de realizar exames de imagem de baixa, média e alta complexidade, o que colocou o município como referência na região”, destacou a secretária municipal de Saúde, Marcia Lucas.

De outubro de 2018 a outubro de 2019 foram realizadas 72.761 radiografias, 14.268 ressonâncias magnéticas e 8.700 tomografias computadorizadas (abdômen, trato urinário, mama, próstata, tireoide, pélvica, transvaginal, obstétrica, doppler, articulação, endoscopia e infantil). “Trabalhamos com marcação, por meio do Sisreg, e atendemos o Hospital da Mulher e as emergências do município e do entorno. Estamos mais próximos da avenida Presidente Dutra e da Linha Vermelha, o que facilita o acesso”, completa o gerente do CID, Wellington da Rosa.

Rosilda Maria Martins de Paiva, de 49 anos, acompanhou o marido, Carlos Henrique Martins, para um exame de ressonância e aprovou o espaço. “É a primeira vez que estamos aqui e fiquei surpresa. A estrutura é muito boa e o atendimento é excelente. A referência que temos de atendimento público é a precariedade, mas aqui me surpreendeu”, disse Rosilda.

Sônia Romeiro da Silva, de 53 anos, também aprovou. Ela estava acompanhando a mãe Leita Romeiro da Silva, de 78 anos, que foi fazer um Raio X Digital. “Não conhecia este local e já na primeira vez gostamos muito. É um atendimento diferenciado. Nota 10”, concluiu Sônia.

Fotos Beto Franzen

31 de Outubro de 2019