Município sediou encontro com representantes da Baixada Fluminense

São João de Meriti sediou o segundo encontro de 2019 da Frente dos Conselhos da Baixada em Ação da Pessoa com Deficiência. A reunião aconteceu nesta quinta-feira, 31 de outubro, no auditório do Centro Cultural Meritiense, com diversos representantes do setor.

Na pauta do encontro foram levantadas as ações que estão em andamento para as pessoas com deficiência da Baixada Fluminense, como Passe Livre, acessibilidade aos equipamentos públicos, saúde, escola inclusiva, parceria com secretarias municiais e demais conselhos, entre outros.

A representante do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMDEF), Crislaine Roque Pinto, falou da luta do setor. “Nosso conselho existe por decreto desde 1997, e a minuta da lei está na Procuradoria Geral. Estamos aguardando ir para aprovação da Câmara ainda este ano. Agradecemos o apoio do prefeito Dr. João, do secretário Marcelo Rosa e de todos os representantes da área”, destacou.

O secretário municipal de Cultura, Lazer, Direitos Humanos, Igualdade Racial e Turismo, Marcelo Rosa, foi representado por Regina Gmach, superintendente da Criança e do Adolescente da pasta. O encontro também contou com a presença de representantes das secretarias municipais de Saúde, Educação, Assistência Social, e Trabalho, Ciência e Tecnologia.

A segunda mesa foi formada por Ricardo Prates, membro do Conselho Estadual para Política de Integração da Pessoa com Deficiência, por Charles Souza, coordenador da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, por José Antônio dos Santos, conselheiro da Frente Baixada dos Conselhos Municipais (CBA), por Isabel Nascimento, integrante dos Conselhos de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Frente Litorânea, e por Rita de Fátima dos Santos, representante dos Conselhos de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Costa Verde.

Também participaram representantes da Comissão da Pessoa com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Rotary Club São João de Meriti/Vilar dos Teles, entre outros.

Fotos Ronaldo Silva

01 de Novembro de 2019