Para integrar as unidades escolares da rede municipal, a prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, realizou na tarde de ontem (17), o 3º Workshop Pedagógico – Ações Inovadoras. A atividade, que teve o objetivo de debater assuntos relacionados a área de conhecimento com inovações na metodologia de ensino, ocorreu no Ciep 180 Presidente João Goulart.

O evento inciou com uma palestra ministrada pela professora Ana Paula Coutinho, com o tema A Psicogênese da Língua Escrita. Em seguida, várias escolas apresentaram projetos sobre as mudanças e inovações no processo educativo.

“A educação não é uma ciência exata, ela é viva e acompanha as mudanças e  a cultura da sociedade. É muito importante que a escola recicle as práticas de ensino para chamar a atenção do aluno. Atividades lúdicas como contação de história, pintura, teatro com o objetivo de estimular a criatividade dos estudantes são fundamentais nesse processo”, afirmou, Ana Paula Coutinho.

A Escola Casimiro de Abreu levou o projeto Patrimônios da Ásia em que os alunos são incentivados a pesquisar sobre o continente e a escolher um patrimônio para fazer uma maquete explorando a geografia do local, garantindo assim uma aprendizagem multidisciplinar.

Já a Escola Denise Cerqueira apresentou dois projetos. Um deles foi o “Eu Conto pra Você e Você Conta pra Mim” em que os alunos são motivados a pensar sobre o tema Se Criança Governasse o Mundo e depois criar um teatro sobre o assunto.

Cada unidade escolar levou seus projetos e todos trocaram experiências visando trazer conhecimento de tudo que é realizado na rede municipal. Para encerrar o encontro, teve a entrega do Certificado do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic).

Fotos Beto Franzen

18 de outubro de 2019

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>