21 de janeiro de 2020

Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, o município de São João de Meriti está administrando doses da vacina DTP em crianças de 2, 4 e 6 meses de idade, compensando assim a falta da vacina pentavalente.

Em razão de irregularidades encontradas pela Agência Vigilância Sanitária (ANVISA), a vacina pentavalente se encontra em falta desde agosto de 2019, ela previne o paciente de cinco doenças, sendo difteria, tétano coqueluche, hepatite B e Hib (um tipo de meningite) e é recomendada no calendário nacional de vacinação para essas crianças.

Para reforçar a imunização e formar uma tetravalente, as equipes vão ministrar ainda uma dose da vacina para Hepatite B, junto com a DTP. Está a única forma de proteger as crianças contra essas doenças, sendo necessário a apresentação da caderneta.

De acordo com o Ministério da Saúde, a necessidade de substituir a pentavalente pela DTP é por conta do risco da criança contrair uma dessas cinco doenças, principalmente a coqueluche, doença respiratória altamente contagiosa.

Além disso, o município de São João de Meriti deve receber uma pequena parcela da vacina pentavalente na última semana de janeiro.

As doses estão disponíveis em todos os postos do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Visitas: 67859

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>