Num clima de alegria e muita festa, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Jardim Íris, em São João de Meriti, foi reinaugurada, na manhã desta quinta-feira (28), depois de quase três anos fechada. O local passou por uma grande reforma e tem capacidade para fazer cerca de 500 atendimentos por dia.

A reabertura da UPA foi uma promessa de campanha do prefeito Dr. João.

“No início do ano, encontramos a UPA totalmente abandonada. Reabri-la foi o maior desafio de 2017. Estou muito emocionado e peço que a população ajude a conservar e fiscalizar o serviço”, disse ele.

Para o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, o momento é de muita alegria:

“Fico feliz de vir até a Baixada para reabrir esta UPA. Isso é resultado de uma parceria entre o Estado, Município e União que me deixa satisfeito. Aproveito para parabenizar o prefeito Dr. João pelo trabalho que está realizando na cidade”.

A Secretaria estadual de Saúde cedeu todos os equipamentos necessários para a reabertura e entregou R$ 2 milhões, que equivale a cinco meses de custeio da parte que cabe ao governo do Estado.

A nova UPA tem 22 leitos, sendo dez na sala de observação amarela para adultos, seis na sala amarela pediátrica, quatro na sala vermelha e dois de isolamento. As especialidades são: clínico geral, pediatra e dentista.

O evento contou com a presença do vice-prefeito Gelson Azevedo, do secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Júnior e da secretária executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense (Cisbaf), Rosangela Bello, entre outras autoridades.