2017 – Saúde

Revitalização dos Postos de Saúde: Vila São João, Morro das Pedras e Vila Jurandir


Reinauguração da Upa do Jardim Íris: 500 atendimentos por dia – Promessa de campanha do prefeito que foi cumprida


Revitalização da Base do Samu (antes funcionava apenas com uma ambulância e passou a contar com seis veículos, sendo que dois são UTIs móveis:


O Samu realizou 7.212 atendimentos. Um aumento de 170% em relação a 2016.


A Superintendência de Vigilância Sanitária adquiriu quatro novos veículos para o serviço de fumacê. Em 2016, só havia carros alugados. Com a compra, a Prefeitura passou a economizar R$ 1 milhão por ano.


Números de atendimentos da Vigilância Sanitária em 2017:

Carro fumacê: 2.185 quarteirões alcançados

Combate ao mosquito Aedes aegypti: 245.277 imóveis tratados

Combate a roedores: 7.468 entre imóveis e denúncias

Fiscalização sanitária: 2.329 estabelecimentos fiscalizados

Denúncias: 874 recebidas 759 resolvidas


A Secretaria de Saúde criou a Coordenação de Nutrição para cuidar da alimentação dos funcionários e pacientes. O cardápio foi reformulado e foi introduzida a prática do aproveitamento integral dos alimentos, como talos, cascas e folhas de verdura.


Combate à febre amarela: 23 mil dose aplicadas


Implantação do Núcleo de Educação Permanente (NEP) com o objetivo de atualizar e qualificar os profissionais de saúde que atuam na Atenção Básica


São João de Meriti foi a segunda cidade que mais ampliou seus investimentos na área da Saúde na Região Sudeste em 2017, atrás apenas de Guarulhos (SP).

2018 – Saúde

Revitalização das Unidades de Saúde:

Vila Rosali: tinha capacidade para atender 12 mil pessoas cadastradas e passou atender 20 mil

Parque Alian atende cerca de 12 mil pessoas cadastradas e possui o Projeto Meriti Reabilitar que tem o objetivo de promover a saúde e a qualidade de vida para cadeirantes e vítimas de AVC através da fisioterapia;

Tucão possui cinco consultórios com equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e saúde bucal, além de aumentar o atendimento para cinco mil pessoas cadastradas.


Inauguração do Centro de Imagem e Diagnóstico (CID), no PAM Meriti – O local é referência na Baixada Fluminense e possui tomografia, raio-x digital, ultrassonografia e ressonância magnética. Todos os equipamentos são de última geração. O CID atende demandas de emergência do PAM Meriti, do PAM de Éden, da UPA do Jardim Íris e de outros postos através do sistema de regulação (Sisreg). A verba de custeio para atendimentos de média e alta complexidade aumentou


Inauguração do Laboratório de Análises Clínicas no PAM Meriti: lá são oferecidos exames ambulatoriais de hematologia, bioquímica, hormônios, urina, fezes e preventivos para 20 unidades ambulatoriais, sendo dois centros de especialidades. O paciente recebe uma mensagem por celular (SMS) comunicando a liberação do resultado na unidade de saúde onde o exame foi realizado. O novo laboratório central tem parceria com a empresa Humaniza Lab.


Campanhas de Vacinação:

Combate à febre amarela: 120.535 mil doses aplicadas

Influenza (gripe) alcançaram quase 100% da população

Sarampo e poliomielite 97% da população alcançada

A Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Saúde vacinou contra a raiva 48.423 animais


Preocupação com os surdos e com os deficiente auditivos:

Formatura de 27 alunos composto por profissionais da Educação e da Saúde, como agentes, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e técnicos de enfermagem no primeiro módulo do curso de libras. Com essa formação, os alunos já são capazes de oferecer um atendimento inicial ao paciente surdo e com deficiência auditiva. São João é a primeira cidade da Baixada Fluminense a realizar essa qualificação.


Lançamento do Fórum Permanente de Saúde da População Negra: o objetivo é analisar as políticas públicas voltadas para a saúde na perspectiva étnico-racial.


Apresentação do polo de endocrinologia do Posto Jardim Sumaré, que é referência na prevenção e tratamento da doença.


Samu:

Aquisição de mais três ambulâncias. No total, o Samu de São João de Meriti possui nove ambulâncias.

Criação do Serviço Verificação de Óbitos (SVO)

Total de 8.988 atendimentos:
6.114 do Samu
2.461 transferências
124 eventos
289 SVO

2019 – Saúde

Reinauguração do Posto Jardim Sumaré


Inauguração do Centro de Regulação de Exames (Cemarc)


Realização da Conferência do Conselho Municipal de Saúde 


Campanha de vacinação contra a gripe

Visitas: 4380