Foi reinaugurada na manhã desta sexta-feira (05) a nova base do Samu, em Vilar dos Teles. O evento contou com a presença do prefeito Dr. João, do vice Gelson Azevedo, da secretária de Saúde, Marcia Lucas e de vários secretários e vereadores. A secretária executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada (Cisbaf), Dra. Rosangela Bello, também prestigiou a solenidade.

O prédio, que estava completamente destruído e com apenas uma ambulância em operação, foi todo reformado, com pintura e obras na parte elétrica e hidráulica. E agora conta com seis ambulâncias – sendo duas UTIs móveis, incluindo transporte sanitário (para pacientes que têm dificuldade de locomoção).

Vamos receber em breve mais três ambulâncias. Já estão licitadas, dependendo apenas de liberação“, declarou o prefeito.

Números positivos

Nos quatro primeiros meses, foram 1.734 atendimentos do Samu. Comparando com o mesmo período do ano anterior, o aumento é de 57,6%.

Tecnologia e agilidade

Foram instalados, também, tablets nas ambulâncias, a fim de reduzir o tempo de atendimento aos pacientes que ligam para o Samu. O treinamento das equipes foi iniciado nesta terça-feira (02), na sede do Cisbaf, em Nova Iguaçu.

A nova tecnologia permitirá que os dados das ocorrências enviados pela Central de Regulação do Samu estejam disponíveis com maior precisão e rapidez para a equipe socorrista. Todos os procedimentos administrados durante a ocorrência – seja desde o uso de medicamentos e manobras realizadas, até a remoção hospitalar –, serão, a partir de agora, registrados no tablet que alimenta, em tempo real, as informações no sistema de gestão do serviço.

Temos tecnologia e equipamentos de ponta e uma equipe altamente qualificada. Não tenho medo de errar. Hoje estamos entregando a melhor central do Samu da Baixada Fluminense. Nosso dever é servir o povo“, concluiu Dr. João.