Alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do CIEP 132, em Éden, tiveram na noite desta segunda-feira (2) uma aula que pode abrir novos horizontes para enfrentar o mercado de trabalho. Aprenderam sobre coaching motivacional. Foi o início do ciclo de palestras realizado pela Prefeitura, através da parceria entre as secretarias de Trabalho e Educação, para qualificar esses jovens.

O curso foi ministrado pelo professor Renato Lopes, que é presidente do Creci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) de São João de Meriti. “O Brasil tem atualmente 14 milhões de desempregados. Minha proposta é mostrar ferramentas para que os jovens possam enfrentar essa realidade. O Coaching  envolve muitas áreas, como ética nas relações humanas, motivação para buscar mudança, como sair da inércia e ter atitude para mudar cenário na vida pessoal”, explica Renato.

Amanda dos Santos Silva, aluna do 9º ano, afirmou que vai usar os ensinamentos para tentar um novo emprego. “Eu trabalhava com eventos, mas agora estou parada. Aprendi muitas dicas de como me comportar em uma entrevista, ter uma boa postura. Vou lembrar disso na próxima oportunidade”, garantiu a jovem de 17 anos, que sonha em ser veterinária.

A aula de abertura do ciclo de palestras contou com a presença do Secretário de Trabalho, Antonio Felix; da subsecretária Carla Correia; da diretora do CIEP 132, Norma Sampaio, da coordenadora do EJA, Fabiana e do ex-deputado Carlos Correia.

“Hoje, temos o problema da falta de qualificação das pessoas que procuram o Sine (Sistema Nacional de Emprego), através da Secretaria de Trabalho. Mês passado, nós encaminhamos 780 pessoas que ficaram dentro do perfil, só duas conseguiram a vaga no final.  Por isso é necessário orientar as pessoas”, diz o secretário Felix.

O ciclo de palestras será dado em outras escolas, nas próximas três semanas. Os alunos receberão ainda orientações de como elaborar um currículo, marketing pessoal, postura profissional e empreendedorismo. Além do Creci, o projeto tem a parceria do Sebrae.

“Todos os alunos receberão certificado de participação. Esperamos que eles levem os conhecimentos adquiridos como bagagem para lidar com esse mercado de trabalho tão competitivo”, avalia a subsecretária Carla Correia.