A Superintendência de Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer, Direitos Humanos e Igualdade Racial de São João de Meriti realizou, na tarde de ontem (22), uma plenária no auditório da Universidade Estácio de Sá, em Vilar dos Teles, para debater o projeto do Museu Marinheiro João Cândido. O evento foi promovido em parceria com o Conselho Municipal da Igualdade Racial de São João de Meriti (COMIRA) e com a Associação dos Amigos do Museu João Cândido.

Na ocasião, foram abordados alguns pontos do Plano Municipal de Igualdade Racial como a preservação do patrimônio histórico do município, a saúde da população negra, a intolerância religiosa, além da discussão do projeto do museu como as emendas conquistadas para a obra, a urgência da sensibilização da população do entorno do Morro do Embaixador – onde ficará o museu – o plano museológico, entre outros.

A ação contou com a participação da superintendente estadual de Igualdade Racial, Monalysa Alves, que falou da importância do poder público de ter uma gestão plena nessa área para otimizar as ações propostas:

“Desde o ano passado estamos acompanhando de perto o programa de Gestão dos Municípios na Gestão de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e visitando as cidades que têm uma estrutura voltada para igualdade racial. O nosso objetivo é ouvir os gestores e capacitar agentes públicos para combater o racismo institucional e alinhar as ações do município com o estado”, afirmou.

O encontro contou ainda com a presença do secretário municipal da pasta, Marcelo Rosa, da subsecretária municipal de Turismo, Miriam Rodrigues, do superintendente de Igualdade Racial, Frei Tatá, além de representantes de ONGs, conselhos e líderes religiosos.

“Nosso propósito é desenvolver cada vez mais ações afirmativas que promovam a igualdade de direitos. É preciso falar muito desse assunto e desenvolver atividades nas escolas, na Saúde e na Cultura buscando eliminar qualquer forma de distinção de cor, gênero e sexo”, declarou Marcelo Rosa.

Fotos Beto Franzen

23 de janeiro de 2020