9 de dezembro de 2020.

Nesta quarta-feira (9) pacientes e funcionários do setor de fisioterapia pélvica do Posto de Saúde da Vila São João realizaram um café da manhã na unidade. O objetivo foi comemorar a saúde dos pacientes e o sucesso do tratamento que vem sendo realizado no município desde 2017.

A fisioterapia pélvica é uma especialidade responsável por fortalecer o assoalho pélvico, evitando problemas causados pela perda de força naquela região, como incontinência urinária, atendendo inúmeros pacientes, especialmente os que passaram por doenças como câncer (oncologia também funciona na unidade). 

São João de Meriti foi o primeiro município da Baixada Fluminense a implementar o serviço, que é totalmente custeado pelo Sistema Único de Saúde – SUS, além de ser uma das poucas cidades a oferecer o tratamento.

Cátia Ferreira, fisioterapeuta especialista em uroginecologia, falou sobre a confraternização: “2020 tem sido um ano muito difícil, um ano de perdas para muitos. Chegarmos bem até aqui e com o sucesso no tratamento dos nossos pacientes, isso é um motivo a ser celebrado”, disse.

De máscaras, pacientes e funcionários puderam compartilhar histórias e sorrisos, momentos que muitos não experimentavam há tempos, e que certamente faz a diferença para cada um deles.

Embora a maior parte dos pacientes sejam mulheres, homens também precisam do serviço, como é o caso do aposentado José Vieira (78), que operou câncer de próstata em março deste ano e chegou a passar noites urinando involuntariamente. Com lágrimas no rosto ele relatou que o atendimento da equipe, especialmente da fisioterapeuta Cátia, foi essencial na sua recuperação:

“Depois de uma longa procura eu achei a fisioterapia pélvica em São João. Cheguei aqui em julho usando fralda e tive uma melhora muito grande, nem uso mais. A Drª Cátia foi um anjo na minha vida”, contou emocionado.

A fisioterapeuta destacou ainda que quem precisar do atendimento pode comparecer direto no Posto de Saúde da Vila São João, que fica na Rua Euclides da Cunha, s/nº, Vila São João, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>