23 de junho de 2022

Hoje, 23/6, as Secretarias Municipais de Esporte e de Educação, em parceria com a Associação Brasileira de Futebol em Cadeira de Rodas (ABFC), realizaram o 1º Encontro Nacional de Futebol em Cadeira de Rodas, na Escola Municipal Graça Grijó, em Vilar dos Teles. Cerca de 220 alunos da rede municipal de ensino participaram da cerimônia.

“Estou muito feliz em levar esse esporte apaixonante e inclusivo à Baixada Fluminense. Acreditamos que nessa região existem atletas que ainda não conhecem a modalidade”, destacou o presidente da ABFC, Marcos Antônio Santos.

Da esquerda para a direita: Dinho Meriti, secretário de Esporte e Lazer; Prefeito Dr. João; Jose Carlos, secretário de Educação; Otoni de Paula, deputado federal; pai do Otoni de Paula e alunos da rede municipal de ensino. Foto: Beto Oliveiro

O prefeito, Dr. João, em sua fala destacou: “O meu secretariado tem feito a diferença aqui na cidade. Estamos sendo pioneiros em muitas ações no município. Sozinho não conseguiria fazer nada, nesse segundo mandato tenho tido uma ajuda imensurável do governo do estado e deixo aqui registrado que as portas estarão sempre abertas para eventos como esse”.

O secretário de Esporte e Lazer, Dinho Meriti, e o de Educação, José Carlos, falaram sobre a importância das pastas atuarem em prol dessa causa e que o município está capacitando seu quadro de professores esportivos para, juntos, promoverem aulas inclusivas para todos os alunos com deficiência do município.

A iniciativa de promover a ação no município é do deputado federal Otoni de Paula. “Trazer esse projeto, primeiro campeonato de Futebol de Cadeira de Rodas, para a Baixada Fluminense é, sem dúvida, um grande avanço para a cidade. Sem dúvida, essa ação irá conscientizar todos os gestores sobre a importância da acessibilidade e da inclusão dos cadeirantes em todos os projetos”, disse.

Prefeito Dr.João e os alunos da rede municipal de ensino. Foto: Beto Oliveira

O atleta Luiz Nascimento, que pratica o esporte desde 2018, comentou: “Já participei de alguns torneios internacionais e sem dúvida poder jogar futebol em cadeira de rodas é libertador. Poder participar desse campeonato aqui na Baixada é de suma importância, pois o esporte é capaz de mudar vidas”.

O evento contou com a presença dos atletas do Instituto Novo Ser, time iniciante de futebol em cadeira de rodas do Brasil e do Botafogo Power Soccer primeiro time de futebol profissional no Estado do Rio de Janeiro.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>