30 de junho de 2020.

Após ser reaberto em 20 de maio de 2020, o antigo Posto de Assistência Médica – PAM foi reinaugurado na categoria de hospital municipal, o primeiro de São João de Meriti, contando inicialmente com 30 leitos de UTI.

A cidade foi a única do estado a conseguir habilitar leitos para pacientes de coronavírus no Ministério da Saúde. A informação foi dada pelo próprio prefeito, Dr. João Ferreira Neto, na última sexta-feira (26/6) em entrevista à Rádio + FM Rio (99.1). O chefe do executivo municipal explicou que a habilitação alivia as despesas da prefeitura na manutenção dessas unidades. 

“Eu quero agradecer muito a todos os envolvidos nessa grande conquista para nossa população, todos aqueles que abraçaram a causa e fizeram São João de Meriti ser a primeira e única cidade do Rio de Janeiro a ter os leitos habilitados no Ministério da Saúde, o que auxilia a prefeitura, graças ao custeio do governo federal, a salvar as vidas da nossa população”.

A unidade, que já estava em obras antes da pandemia, teve o cronograma voltado para a conclusão do primeiro andar do prédio, aliviando a demanda dos pacientes da emergência de coronavírus da UPA de Jardim Íris, que passaram a ser transferidos para o novo hospital.

Desde que foi aberto (confira), cerca de 90 pacientes já passaram pela internação, quase metade deles receberam alta (veja a primeira). Diretor da unidade desde a inauguração, o Dr. Altair Soares falou sobre a rotina da unidade, “Aqui há pacientes que inspiram muitos cuidados porque a covid-19 é uma doença muito grave, entretanto estamos conseguindo aumentar o número de altas e essas pessoas estão podendo voltar para suas famílias”, disse.

Dia da inauguração

Um dia Histórico para a nossa cidade!

Hoje, 20 de maio de 2020, realizamos a reabertura do agora Hospital Municipal de São João de Meriti. Um dia histórico para a saúde da nossa cidade. A principio são 30 leitos de UTI que irão servir de retaguarda para receber os pacientes atendidos na UPA do Íris com Covid-19. Em breve, teremos a conclusão das obras dos outros andares que irão aumentar ainda mais a capacidade de atendimento desta unidade. Uma conquista esperada por toda população meritiense há mais de 20 anos. A prefeitura dá mais um grande passo no combate ao coronavírus e na reconstrução e transformação de São João de Meriti.#PrefeituraSJM #SãoJoãoDeMeriti #PMSJM #Saúde #MeritiContraOcoronavírus

Publicado por Prefeitura de São João de Meriti em Quarta-feira, 20 de maio de 2020


O diretor elogiou o trabalho da prefeitura junto ao novo hospital, “O apoio dado pelo prefeito, Dr. João, e pela secretária de Saúde, Marcia Lucas, é muito importante para que nossa equipe possa desenvolver seu trabalho de forma séria e com muito respeito, além da equipe profissional completa, eles têm nos dado todo suporte necessário para fazermos o melhor. Quando conseguimos salvar uma vida e dar essa notícia para a família é muito gratificante”, completou.

Moradora de Vilar dos Teles, a técnica em enfermagem, Bianca Oliveira (40), esteve internada na unidade por uma semana e falou sobre essa difícil fase em sua vida. “Quando você descobre que pegou a doença e vai precisar ficar longe da sua família para tratamento é muito doloroso, aprendi que sem família e amigos não somos ninguém e que a cada instante precisamos falar do amor que temos por eles, pois a vida é curta”, contou.

Curada da covid-19, Bianca agradeceu o tratamento recebido no hospital municipal, “Tive a oportunidade de ser tratada no hospital recém-inaugurado e por uma equipe de excelência. Eu sabia que, mesmo distante de minha família, eu estava sendo tratada dentro do meu município e por profissionais especializados, agradeço ao prefeito Dr. João, e a toda equipe”, disse.

Além dos aparelhos, o novo hospital conta ainda com uma usina de geração de oxigênio, equipamentos modernos e concentra ainda o moderno Centro de Imagem e Diagnóstico, que já atendia a população.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>