A Avenida Presidente Lincoln, em Vilar dos Teles, São João de Meriti, foi tomada por cores, bandeiras e símbolos históricos e culturais de diferentes nações, no último sábado (15). O cenário foi criado pelas crianças e professores das 79 escolas das redes municipal, estadual e particular do município que participaram do Desfile Cívico Cultural. Cada colégio representou um país. Foram mostradas curiosidades de Peru, Angola, República Democrática do Congo, Panamá, Portugal, Uganda, Holanda, Nigéria, Espanha, EUA, Bélgica e Uruguai, entre outras nações.

Victoria Regina Limeira, de 9 anos, desfilou com a Escola Municipal Vasco Afonso de Carvalho, que mostrou ao público a história do Catar. “Eu aprendi muito sobre o Catar. Aprendi sobre os muçulmanos e a importância de conhecer a origem e cultura de cada país. Eu adorei”, disse a menina.

Funcionários das secretarias municipais, como Saúde, Cultura e Melhor Idade também desfilaram no evento, que foi prestigiado pelo prefeito Dr. João. “O desfile cívico é um momento muito importante para nossas crianças porque resgata valores como ética e cidadania”, afirmou o chefe do Executivo municipal.

O colégio Presidente Kennedy falou sobre a República Democrática do Congo. Para a diretora, Marcia Bioza, a festa marca os estudantes de maneira muito positiva: “Eles aprendem a respeitar a diversidade e ter mais tolerância com o outro, ainda mais agora, no momento em que nosso país recebe tantos imigrantes”.

O desfile, que teve como tema “Meriti Unindo Nações: sou brasileiro com muito orgulho, com muito amor”, foi organizado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação. “As escolas, diretores e crianças deram um show à parte. Só quem participou do processo sabe como estivemos empenhados para realizar essa linda festa cívica”, diz o secretário da pasta, Bruno Correia.