8 de abril de 2020.

Pensando nos alunos da rede municipal de ensino, a Prefeitura de São João de Meriti, através da Secretaria Municipal de Educação, está transmitindo as aulas on-line por redes sociais e com interação entre professores e alunos.

Em meio à necessidade de quarentena por conta do novo coronavírus, as aulas presenciais permanecem suspensas, entretanto, cada uma das 64 unidades de ensino do município administra uma página no Facebook, onde as atividades são disponibilizadas semanalmente para que alunos e responsáveis visualizem, imprimam e/ou reproduzam no caderno.

A pasta inovou e está migrando a escola física para o ambiente virtual, mantendo assim o fluxo de aulas e gerindo a grade de ensino dos professores. Em poucos dias a página da Secretaria de Educação no site da prefeitura já passou de 19 mil acessos, nela os alunos e responsáveis encontram um vasto conteúdo didático que abrange as turmas de Educação Infantil, turmas do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino de Jovens e Adultos – EJA.

Paralelo a isso os estudantes são orientados a participarem de um grupo, na ferramenta de troca de mensagens WhatsApp, sendo tutelados pelos responsáveis. Nele, os alunos podem tirar suas dúvidas, fazer perguntas, enviar tarefas e manter contato com a escola e com seu corpo pedagógico, além de receberem o conteúdo do site referente a sua fase escolar.

Funciona assim: cada aluno procura a página da sua escola no Facebook, passa a acompanhar as aulas e, com o acompanhamento de seus responsáveis, participa do grupo no WhatsApp. Os professores, diretores e demais membros do corpo técnico das unidades acompanham os alunos, sempre com horários flexíveis para responderem as demandas.

A diretora da E.M. Jansen de Melo, Sheila Barros, disse que o objetivo inicial era ajudar os pais durante a quarentena, porém o projeto aumentou. “É uma novidade para todos, ninguém estava preparado para isso, mas tínhamos que ter calma e nos adaptar, jamais imaginei que ia pedir a eles que usassem celular, mas isso é uma nova fase no ensino”, contou emocionada.

O secretário de Educação, Bruno Correia, informou que Meriti inovou ao usar as ferramentas comuns da população como o Facebook e o WhatsApp, “Optamos por elas uma vez que já são aplicativos que estão diariamente entre nossa população. Ainda que outras ferramentas tenham seus méritos não precisamos reinventar a roda, estamos trabalhando com o que nossa população conhece e é por isso que tivemos um grande salto de acessos em nosso site, nossas escolas estão funcionando, nossos alunos estudando e não tivemos problemas”.

A rede municipal tem hoje cerca de 28 mil alunos, um desafio que vem sendo superado com apoio de toda equipe da pasta. “É uma satisfação muito grande saber que mesmo nesses tempos difíceis, nosso corpo docente não para. Sabemos das dificuldades envolvidas nessas mudanças, mas temos fé e muita força de vontade para melhorar diariamente e assim conseguirmos educar nossas crianças e jovens para um futuro melhor”, afirmou Bruno.

Novidade no reforço escolar

O secretário destacou a atuação das escolas Rui Barbosa, Maria Rodrigues e Iracema Campos como exemplos no ensino virtual e informou uma novidade, as aulas de reforço no ambiente virtual.

Agora que temos a estrutura pronta e em constante aprimoramento, vamos mantê-la para que seja utilizada como plataforma de reforço escolar quando a pandemia do novo coronavírus e a quarentena acabarem. Isso será fundamental para ajudar os alunos que possam precisar de um apoio extra.

Alunos especiais

A rede municipal de ensino possui alunos com necessidades especiais, e nestes casos, uma atenção extra é ofertada aos responsáveis. O corpo docente entra em contato com eles e propõe a atividade de acordo com a necessidade de cada aluno, promovendo assim a inclusão e abraçando a todos. Vale lembrar que uma das unidades que vem trabalhando com o ambiente virtual é o Centro de Atendimento Educacional Especializado – CAEE.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>