24 de fevereiro de 2022

A Prefeitura de São João de Meriti, em parceria com a Escola de Assistência Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por meio da Subsecretaria de Direitos Humanos e Igualdade Racial, realizou na manhã de ontem, 23/2, o encerramento do curso de extensão “Diálogos sobre violência e violações de direito na rede proteção social”, no auditório do Meriti Previ.

A ação visou favorecer a formação discente com atividades de pesquisa e extensão em territórios considerados periféricos e ampliar o conhecimento dos dados e das demandas relativas ao campo da proteção social em Meriti.

Público presente. Foto: Raiane Magalhães

Tendo como público-alvo funcionários das Secretarias Municipais de Saúde, Assistência Social, Educação, conselheiros tutelares e usuários que possuem interesse nas políticas que integram a proteção social nos territórios.

A proposta de pesquisa e extensão foi totalmente voltada para a atualização do mapeamento das redes de proteção social, expressa nos equipamentos, profissionais, serviços e recursos das políticas setoriais relativas à saúde, assistência social, educação, habitação e direitos humanos. Também foram trabalhados os temas relativos à violência e violação de direitos em relação a crianças, jovens e famílias em situação de pobreza.

Da esquerda para a direita: Pedro Rodrigues, conselheiro tutelar; Dra Sandra Ornelas, diretora de departamento das Delegacias de Atendimento à Mulher (DEAM-RJ); Marcelo Rosa, subsecretário de Direitos Humanos e Igualdade Racial; Roberta Queiroz, secretária municipal de Cultura, Turismo, Direitos Humanos e Igualdade Racial e a Dra Bárbara Lomba, delegada da DEAM-Meriti. Foto: Raiane Magalhães

O subsecretário de Direitos Humanos e Igualdade Racial, Marcelo Rosa, destacou a importância da realização de ações como essa e o quanto o município tem avançado em relação à causa: “ Fico muito emocionado ao falar sobre a realização de um curso dessa proporção em nossa cidade. Isso significa que estamos evoluindo e se tornando pioneiros em muitas ações de impacto social. Agradeço muito ao prefeito Dr. João, ao deputado estadual Valdecy da Saúde, ao secretário executivo Márcio Reis e ao governo do estado por não medirem esforços na hora de abraçarem nossas pautas”.

Da esquerda para a direita: Mãe Marilena, representante da sociedade civil; Angélica de Oliveira, representante da Casa dos Direitos da Baixada; Aurea Lobo, representante da Secretaria Municipal de Educação de São João de Meriti; Margareth dos Anjos, doutoranda e membra da Secretária de Assistência Social; Joana Garcia, professora da Escola de Serviço Social da UFRJ; Mauricio Borges, coordenador do Programa IST/AIDS; Dra Malu, subsecretária de Saúde e Leila Regina, representante da Casa da Cultura. Foto: Raiane Magalhães

O evento contou também com a participação da secretária municipal de Cultura, Turismo, Direitos Humanos e Igualdade Racial, Roberta Queiroz; do subsecretário de Direitos Humanos e Igualdade Racial, Marcelo Rosa; da diretora de departamento das Delegacias de Atendimento à Mulher (DEAM-RJ), Dra Sandra Ornelas; da delegada da DEAM-Meriti, Dra Bárbara Lomba; do conselheiro tutelar, Pedro Rodrigues; da subsecretária de Saúde, Dra Malu; do coordenador do Programa IST/AIDS, Mauricio Borges; da professora da Escola de Serviço Social da UFRJ, Joana Garcia; da doutoranda e membra da Secretária de Assistência Social, Margareth dos Anjos; da representante da Casa da Cultura, Leila Regina; da representante da Casa dos Direitos da Baixada, Angélica de Oliveira; da sociedade civil, Mãe Marilena e da representante da Secretaria Municipal de Educação de São João de Meriti, Aurea Lobo.