O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – Comseas Meriti – foi implementado, na tarde desta quarta-feira (12/2), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São João de Meriti. A eleição foi realizada pela prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Lazer, Direitos Humanos e Igualdade Racial.

O colegiado, que surgiu na Plenária da Conferência Municipal, em julho do ano passado, é composto por membros da sociedade civil, ONGs, coletivos, movimentos sociais, lideranças religiosas e membros do governo como representantes da Educação, Saúde, Meio Ambiente, Cultura…

O evento contou com a presença da coordenadora estadual de Gestão de Segurança Alimentar, Andrea Bastos, e do gerente municipal de conselhos, Anderson Chaves, representando o secretário da pasta, Marcelo Rosa.

“A eleição do conselho é muito significativa para garantir a participação popular na construção de políticas públicas afirmativas tanto, que é formado por 2/3 de representantes da sociedade civil e 1/3 de membros do governo. O conselho é um lugar de discussão e de andar de mãos dadas com o poder público para arquitetar bons projetos para a sociedade”, declarou, Andrea Bastos.

Foram escolhidos integrantes da ONG Mão Amiga, da Rede Nacional de Religiões Afro Brasileiras e Saúde (Renafro), do Centro de Arte e Cultura Popular ( Capo), do Movimento Pro Saneamento de São João de Meriti e do Fórum de Cooperativismo Popular de Economia Solidária.

Os eleitos têm a função de fiscalizar a política de segurança alimentar no município, certificar as implementações de programas e projetos federais na cidade como hortas urbanas, bancos de alimento, cozinhas comunitárias, entre outros.

13 de fevereiro de 2020

Fotos Beto Franzen