Para celebrar o Dia Internacional da Declaração Universal dos Direitos Humanos, comemorado em 10 de dezembro, a Secretaria Municipal de Cultura, Lazer, Direitos Humanos e Igualdade Racial em parceria com o Conselho Municipal de Igualdade Racial de São João de Meriti (Comira) preparou duas atividades para à população.

O primeiro evento, que aconteceu na Ordem dos Advogados do Brasil de São João de Meriti, das 13h30 às 16h, contou com uma roda de conversa com representantes da Superintendência de Juventude e com o Coletivo Conceição Correias Chagas, de Nova Iguaçu, para falar sobre racismo.

O segundo momento ocorreu na Câmara de Vereadores, às 16h, e teve a apresentação do projeto arquitetônico do Museu Municipal Marinheiro João Cândido e as potencialidades de projetos de turismo e cultura no local. Além disso, foram discutidas as etapas de licitações e possibilidades das obras do entorno da Casa do Embaixador – local pretendido para ser construído o museu.

Para o secretário da pasta, Marcelo Rosa, um dos processos mais importantes para a construção do museu é o trabalho de sensibilização com os moradores do Morro do Embaixador:

“Desde de 2007 vem sendo travada essa luta para tornar o sonho do museu uma realidade. A parte burocrática que envolve elaboração, planejamento, licitação e execução do projeto são um pouco demoradas. Mas nosso objetivo é avançar o mais rápido possível com esse projeto e já começar a conversar com os moradores a fim de mostrar para eles os pontos positivos que a obra trará para a região”, afirmou

“A Construção do museu será muito significativa para ativar o turismo na região. É preciso explorar turisticamente o local com a produção de oficinas, apresentações culturais, realização de festivais e tudo que possamos fazer para gerar emprego, fazer a economia girar e levantar a autoestima dos moradores”, declarou a subsecretária municipal de turismo, Mirian Rodrigues.

O evento contou ainda com a presença da subsecretária municipal de Captação de Recursos, Julia Sobreira, do vereador, Aldinho Hungria, o superintendente de Igualdade Racial, Frei Tata, a representante do Comira, Maria da Fé e militantes da causa.

11 de dezembro de 2019

Fotos: Beto Franzem

Visitas: 1651

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>