Defesa Civil e Corpo de Bombeiros alinham planos contra desastres

20 de fevereiro de 2020.
Foi realizada nesta quinta-feira (20/2) no 14º Grupamento de Bombeiros Militar (Duque de Caxias), uma reunião de alinhamento entre a corporação e as Defesas Civis dos municípios de São João de Meriti e Duque de Caxias e a Defesa Civil Estadual.
O objetivo do encontro foi traçar ações em conjunto entre os órgãos, para prevenção e atuação em desastres naturais nas respectivas regiões. Foram abordados assuntos como capacitação, acionamentos de sirenes, monitoramento de áreas sensíveis, temporais, simulados com a população civil, planos de contingências e protocolos de emergências.
Entre os militares, além do comandante do 14º GBM, Tenente-Coronel Leandro Grecco, também participaram do evento o Tenente Cássio, comandante do 1º Destacamento de Bombeiros Militar, unidade responsável pelo atendimento em São João de Meriti (subordinado ao 14º GBM) e o Major Samir, responsável pela Defesa Civil Estadual, dentre outros.
De acordo com o Tenente Cassio, o alinhamento entre os órgãos e a resposta aos eventos são fundamentais para o sucesso. Perguntado sobre o apoio da prefeitura para o quartel de São João Meriti, ele disse, “A prefeitura está sempre somando com a nossa unidade, sempre está de portas abertas a nos ajudar, isso é fundamental para o atendimento à população”.
Leandro Grecco, em entrevista para a prefeitura, explicou que o 14º GBM é responsável pelo 1º Distrito de Duque de Caxias e por todo município de São João de Meriti, e que a Defesa Civil em geral, funciona como uma seção do Corpo de Bombeiros, atuando na prevenção dos problemas, enquanto a corporação atua nas respostas aos eventos. Segundo ele, é necessário manter contato próximo entre os órgãos, contribuindo assim para um melhor atendimento imediato e para que cada qual saiba seu papel nesses eventos.
O comandante informou ainda que devido a sensibilidade do tema, vai propor que seja feito um simpósio (ainda sem data marcada), abrangendo também as Defesas Civis de toda a Baixada Fluminense, com o objetivo de ampliar o entendimento das ações a serem feitas.
Sobre São João de Meriti, o comandante afirmou que, para evitar ruídos na comunicação entre os envolvidos, e aumentar o tempo de resposta, assim como a prevenção, ele pretende criar protocolos emergenciais, onde o Corpo de Bombeiros irá apoiar o trabalho das Defesas Civis.
Bombeiro Mirim
Uma novidade para a população dos municípios de São João de Meriti e Duque de Caxias, anunciada na reunião, é que ainda este ano a unidade deve lançar o projeto Bombeiro Mirim, onde serão ministradas aulas e treinamentos para crianças e adolescentes, com o intuito de instruí-los para que saibam como agir em situações de risco.
As unidades seguem mantendo contato e traçando planos para melhor atender suas respectivas populações, melhorando a qualidade de vida e aumentando a segurança através da prevenção e da resposta.