20 de fevereiro de 2020.

A Secretaria de Saúde realizou nesta quarta-feira (19/2), o Baile de Carnaval do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, na Praça dos Três Poderes, no Jardim Meriti.

A confraternização é uma forma de interação entre os pacientes da Rede de Atenção Psicossocial de São João de Meriti – RAPS, composta pelas unidades CAPS AD (álcool e drogas), CAPS II Vonica (transtornos mentais de longa duração), CAPSI (crianças e adolescentes) e os moradores das Residências Terapêuticas – RT’s, servindo como um meio de inclusão, contribuindo para o tratamento e a melhora dos pacientes.

Os profissionais realizaram ensaios prévios em todas as unidades da rede, entre os meses de janeiro e fevereiro. No evento desta quarta-feira feira estiveram presentes ainda os familiares e amigos dos pacientes.

Muito feliz com a confraternização, Rafael Calazans, assistente social do CAPS AD Supera e um dos organizadores da festa, reforçou as semanas de trabalho para os pacientes: “Nós percorremos essas unidades fazendo ensaios e hoje juntamos todos eles aqui. São pessoas de dignidade e direito e em todos os momentos elas devem estar incluídas na sociedade”.

William Robson, 39 anos, paciente do CAPS II Vonica há 13 anos e morador do bairro Tomazinho, contou que o atendimento melhorou nos últimos anos e agradeceu a Deus pelo empenho de todos. “Está tudo uma maravilha, estamos curtindo muito, estou até carregando a bandeira (estandarte) da minha unidade”.

A avó de William, dona Marlene dos Anjos, que acompanha o neto no tratamento, contou que o CAPS mora em seu coração. “Eles cuidam dele desde que chegou lá com o ajuda dos bombeiros, a equipe sempre deu todo apoio necessário, como médicos, oficinas, orientações, passeios e outros coisas. Sou totalmente apaixonada pelo CAPS”, disse emocionada.

O evento contou com a presença da Coordenação da Saúde Mental, da Secretaria de Saúde do município e teve ainda o apoio do SAMU.

Se você conhece alguém que precisa de apoio da Saúde Mental, oriente essa pessoa a procurar o posto de saúde mais próximo de sua residência e se informar sobre a unidade mais adequada ao perfil do paciente.

Visitas: 3306

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>