26 de março de 2020.

Na luta contra o novo coronavírus (covid-19), a Prefeitura de São João de Meriti preparou a Unidade de Pronto Atendimento – UPA de Jardim Íris para ser o ponto principal de atendimento aos pacientes da cidade. Nesta quinta-feira (26/3), o prefeito do município, Dr. João Ferreira Neto, que é médico, esteve na unidade para conferir o trabalho que vem sendo realizado.

Uma tenda de triagem foi montada na área externa da UPA, para evitar que os pacientes suspeitos da covid-19 tenham contato com outras pessoas que estiverem sendo atendidas na unidade que, atualmente, é a maior emergência do município.

Além da equipe médica, a UPA de Jardim Íris conta com sete leitos de Unidade de Terapia Intensiva – UTI completos, voltados aos pacientes de covid-19. Para reforçar ainda mais o atendimento aos pacientes graves, Dr. João afirmou que outros 10 respiradores reservas estão à disposição e outros 16 devem chegar ao município ainda nesta quinta-feira.

Um dos diretores médicos da UPA de Jardim Íris, Altair Soares, informou que as pessoas que apresentam sintomas de gripe são separadas das demais. “A tenda nesse momento tem uma importância muito grande para não misturar os pacientes. Se o caso não for grave ele será liberado para quarentena domiciliar, se exigir melhores cuidados ele será encaminhado ao interior da UPA para tratamento”, disse.

Nos casos mais graves, o paciente poderá ser encaminhado para o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas – INI, que é a referência para a população meritiense.

Leitos de retaguarda

O posto do bairro Jardim Sumaré, distante 2 km do local, está servindo como apoio para a UPA de Jardim Íris. A capacidade dele para internar pacientes está sendo expandida para 30 leitos completos, podendo chegar a 40, se houver necessidade.

Casos suspeitos

O prefeito informou durante uma entrevista nesta quinta-feira (26/3) que a Secretaria Municipal de Saúde contabilizou 63 casos suspeitos até o momento, entretanto 13 deles foram descartados pela Secretaria Estadual de Saúde, os outros 50 casos aguardam o resultado dos exames em quarentena domiciliar, não havendo até o momento a necessidade de internação de nenhum dos pacientes. Por consequência, nenhum óbito foi registrado.

O diretor da UPA, Dr. Altair, ratificou que não há falta de kits de diagnóstico para covid-19 e ressaltou também que o prefeito da cidade, Dr. João, o orientou a não medir esforços para fazer o que for necessário para atender a população.

Crianças

Embora o número de crianças com a covid-19 seja baixo, a prefeitura montou outra tenda de triagem na unidade de referência do município para o atendimento infantil, que é a UPA de Éden, onde o mesmo protocolo é adotado. A unidade também possui leitos completos para internação e tratamento, caso seja necessário.

Hospital de campanha e apoio ao Governo Estadual

O prefeito, Dr. João, colocou a Vila Olímpica do município, que fica às margens da Rodovia Presidente Dutra, no bairro Grande Rio, à disposição do governo do estado para que nela seja instalado um hospital de campanha para atender não somente a população de São João de Meriti, mas também os municípios vizinhos como Nilópolis, Mesquita, Belford Roxo e parte de Nova Iguaçu.

Mais medidas para conter a covid-19

A cidade vem fazendo restrições ao funcionamento do comércio, sendo que aqueles que têm autorização para funcionar, devem disponibilizar álcool em gel 70% aos clientes, assim como informações sobre a covid-19 e seguir a orientação de não aglomerar pessoas.

Além disso, a prefeitura vem orientando a população através dos canais oficiais e de carros de som para que fique em casa, o que foi elogiado pelo prefeito durante a entrevista na UPA de Jardim Íris, “Meriti é um município muito pequeno com uma população imensa, acredito que esse resultado positivo (zero casos confirmados) é porque a população está seguindo as orientações devidas”.

Outra medida anunciada foi a higienização dos aparelhos públicos. A partir desta sexta-feira (27/3) todas as praças da cidade e as principais calçadas vão ser higienizadas, com foco nos centros comerciais e posteriormente seguindo para o restante da cidade.

O prefeito agradeceu o apoio de todos os envolvidos que juntos vêm trabalhando para combater o avanço do novo coronavírus, em especial à equipe de saúde e reforçou o pedido para que a população não saia de casa.

Confira na íntegra a entrevista do prefeito:

Bom dia, população! Segue a atualização desta manhã.

Publicado por Dr João em Quinta-feira, 26 de março de 2020

 

A UPA de Jardim Íris fica na Av. Comendador Teles, s/n – Vilar dos Teles, São João de Meriti e funciona 24h.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>