A Prefeitura de São João de Meriti iniciou os estudos para transformar um dos poucos locais verdes do município em Área de Preservação Ambiental – APA. Nesta quinta-feira (19), representantes da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, Defesa Civil, Comunicação, Educação, Serviços Públicos (Parques e Jardins) e da Secretaria de Cultura, Lazer, Direitos Humanos e Igualdade Racial (Turismo), estiveram em uma antiga pedreira no bairro Jardim Sumaré, onde uma lagoa se formou, após uma nascente d’água ter surgido na região.

O local que vem sendo cuidado pelo senhor José Carlos, morador há 16 anos, atualmente é coberto por densa vegetação, a região pode vir a abrigar, além da lagoa já existente, uma área de tirolesa e rapel. De acordo com Mirian Rodrigues, subsecretária de Turismo, estudos começaram a ser realizados e os projetos serão analisados para ver o que melhor se adequada à região.

 

“É um espaço que eu chamo de Lagoa da Pedreira, aqui tem peixes, muita flora, gansos e outras aves e é muito importante que a gente preserve para aumentar a qualidade de vida da população da cidade e dos moradores do Jardim Sumaré”.

Miriam ressaltou que São João de Meriti é quase todo ocupado por construções e que a prefeitura quer cuidar do espaço para que ele possa ser visitado, além de passar a contar com atividades de educação ambiental. “É nossa missão, está lançado o desafio”, concluiu.

O projeto está em fase inicial e ainda não há definições do que será feito na região. Segundo a subsecretária, o projeto final vai depender do apoio entre as secretarias e os órgãos envolvidos para que a população seja beneficiada.

                                 Ao fundo a densa vegetação encobre a maior parte do espelho d’água

Fotos: Beto Franzen

20 de dezembro de 2020.

Visitas: 4400

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>