Representantes da sociedade civil, lideranças religiosas e o poder público se reuniram, nesta manhã (21), para a abertura oficial do VII Festival Internacional da Diáspora Africana de São João de Meriti, em um evento na Igreja da Matriz, no Centro da cidade.

Com o tema Diásporas o evento, que é o conjunto de expressões culturais da Baixada Fluminense, começou com a realização de uma audiência pública presidida pelo vereador Aldinho Hungria. Foram discutidas propostas como a criação do projeto de lei colocando o marinheiro João Cândido como herói nacional, a nomeação de alguns espaços públicos com o nome dele, entre outros.

Para o secretário municipal de Educação, Bruno Correia, essa luta da igualdade racial tem que ser de todos. “É preciso debater esse tema o ano inteiro até isso se tornar uma prática social. A rede municipal de ensino tem compromisso com esse tema”, afirmou.

O superintendente municipal de Igualdade Racial, Frei Tatá, exaltou a importância das ações afirmativas do governo público a fim de garantir essas ações. “Precisamos aprofundar esses diálogos e fortalecer as parcerias, essa causa é suprapartidária. Esse evento é um momento de comemoração, mas também de rever ações e necessidades de políticas públicas nesse sentido. Precisamos valorizar a nossa história e resgatar a importância do nosso patrimônio cultural”, declarou.

O evento contou ainda com a participação do cônsul-geral de Cabo Verde, Pedro Antônio dos Santos e de seu Adalberto Cândido, único filho vivo do almirante negro. “Esse mês está sendo de muitas alegrias e satisfações para mim. É muito gratificante ver meu pai ser reconhecido como herói estadual do Rio de Janeiro e ver o projeto que pode torná-lo herói nacional caminhar”, afirmou seu Candinho.

O festival, que começou ontem, Dia da Consciência Negra, com a realização de uma missa afro na comunidade São José, irá até o dia 23, com programações na Praça da Matriz, no Sesc de São João e na Secretaria Municipal de Educação. Várias atividades como feira do livro, exposições, feira de artesanato de africanidades, além de oficinas de turbantes, rodas de conversas e apresentações teatrais serão desenvolvidas.

Serviço:

20 de novembro

10h: Missa Afro na Comunidade São José

Local: Rua Cristóvão Berberéia, 55 – Centro. São João de Meriti

21 de novembro

8h às 20h: Feira do Livro, Exposições, Feira de Artesanato Africanidades e Oficinas

Local: Salão 4 da Igreja da Matriz – Praça da Matriz, s/nº – Centro.  São João de Meriti

9h às 11h – Audiência Pública

10h às 16h: Ponto de leitura Sesc

10h às 13h: Oficina de turbante e faixas – Tenda do Sesc

10h às 16h: Feira de Artesanato –  Tenda do Sesc

11h: Mesa de abertura FLIDAM

16h: Peça teatral Turmalina 1850

Em comemoração ao cinquentenário de morte de João Cândido Felisberto, o grupo teatral Cia. Cerne apresenta Turmalina 1850, selecionado pelo Rumos Itaú Cultural, a fim de celebrar a história do Almirante Negro, marco na luta por igualdade racial no Brasil, e combater o apagamento de sua memória

Próximo à barraca da Dilma do Acarajé

18h30: FLIDANCINE

22 de novembro

8h às 20h: Feira do Livro, Exposições, Feira de Artesanato, FLIDAMCINE, Oficinas

Local: Praça da Matriz, s/nº – Centro.  São João de Meriti

9h: abertura do estande da Secretaria Municipal de Educação de São João de Meriti – SEME

Exposição de cartazes e demais trabalhos escolares que aconteceram no decorrer do ano letivo, realizados pelos alunos da rede municipal de ensino.

Barraca da Educação

9h30: Dança “Ninguém é Igual a Ninguém” com a Creche Municipal CEDIAS

9h às 11h30: Barraca da Educação

Mostra do livro sobre Carolina Maria de Jesus, produção dos alunos do 5º ano da E.M. Almerinda Leite de Abreu, com distribuição virtual por tecnologia QR CODE

10h: Dança “Tuetue”, com os alunos do 4º e 5º ano da E.M. Jansen Pereira Mello

10h: Lançamento do Livro “A Dona e o Gato”, de Matheus Mozart

10h às 16h: Feira de Artesanato – Tenda do Sesc

10h:  Oficina de Estampagem Afro

Local: (a confirmar)

11h: Apresentação da E.M. Armando de Oliveira

11h: Lançamento de Livro Autora Ja

12h: almoço

13h: Dança e coreografia dos alunos do 2º ano da E.M. Vasco Afonso de Carvalho

14h: Encontro Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros – NEABIs IFRJ

14h: Dança “YayaMassemba”, com os alunos do 4º e 5º ano da E.M. José Marques Castanheira

15h: Performance “O ser humano pode ser tudo, menos simples”, com alunos dos anos finais do CIEP 132 Municipal São João Bosco.

16h: Canção Mestre–sala dos mares, com os alunos da E.M. Francisco Agostinho da Costa

19h: Apresentação dos alunos da EJA da E.M. Dr. João Alves Martins

20h: Encerramento do estande da SEME no FLIDAM 2019

23 de novembro

10h às 14h: Feira de Artesanato – Tenda do Sesc

10h às 16h: Ponto de leitura Sesc

Local: Praça da Matriz, s/nº – Centro.  São João de Meriti

0BS: Essa programação está sujeita a mudanças em função da disponibilidade de agenda dos convidados.

Foto Beto Franzen

21 de novembro de 2019